Não bastassem as #fake news (esse termo contraditório em sí, já que se é notícia não pode ser falsa) uma outra prática tem crescido nas redes sociais. Os falsos cortes de participações em #podcasts. Sim, meus amigos! Influencers digitais têm gravado vídeos na frente de um microfone, olhando para o nada, ou melhor, para alguém que estaria no lugar de um entrevistador, como se estivessem falando para algum podcast. Pura simulação de um convite e interesse que simplesmente nunca existiram. O assunto foi abordado pela Lana Távora, na Cast News. Vale a pena ler!
Aliás, um parênteses aqui. Se você se interessa pela #podosfera e não assina a newsletter da Cast News está perdendo um monte de conteúdo valioso sobre mercado, lançamentos, tecnologia e tudo o mais que se relaciona à produção de podcasts.
Voltando à questão de influencers forjarem a participação em podcasts em busca de engajamento podemos tirar algumas conclusões preciosas para os podcasters. Ou pra quem ainda tem dúvidas quanto ao potencial dessa mídia. Se tem gente fingindo ser convidada para um podcast é porque estar num programa desses traz prestígio e credibilidade. Nós, que estudamos esse formato já sabemos disso há algum tempo. As marcas e o mercado publicitário também têm entendido o impacto positivo de estarem relacionados a algum podcast. Tanto que investem cada vez mais em #publicidade e #brandmarketing.
O mesmo que vale pras #marcas, ou seja, posicionamento, valor agregado e proximidade com o público-alvo tem atraído esse mundo das celebridades e personalidades. Vários artistas produzem podcasts próprios, convidam outras celebridades ou gente que tem conteúdo a compartilhar, sobre todo o tipo de temática. Ser convidado então para um podcast, acaba sendo entendido como você tendo relevância em determinada cena ou, ainda, conhecimento e especialização em temas que engajam, que movimentam a audiência. Traduzindo, você é importante para determinado nicho. Você é relevante! Isso só vem provar o poder que os podcasts têm como mídia de posicionamento de marcas, conceitos e ideias. Mostra que, de fato, eles têm influência sobre quem ouve. Criam identificação, fidelidade e retenção de público. O que é um ótimo indicativo para os podcasters. Estamos no caminho certo!
Agora uma pessoa fingir que tem todas essas qualidades e credenciais para ser convidado pra uma discussão ou reflexão em um podcast, demonstra um equívoco imenso que ataca justamente a credibilidade que o formato tem como maior atrativo. Se eu pudesse dar uma sugestão pros influencers que apelam pra falsos cortes seria: “Trabalhe sério. Domine o assunto que te representa. Estude, produza conteúdo relevante e interessante. Se torne referência. O convite pra um podcast vem naturalmente.
Pra quem encontrar esse cortes nas redes sociais, analise direito. Veja se a postagem traz o nome do programa, do host e, inclusive se esse host aparece. Não compre gato por lebre! Quem faz, sabe. Podcast é coisa séria!
Comments