top of page
Foto do escritorDaniela Lemos

Até onde o roteiro ajuda meu podcast?


Uma pergunta que recebo com frequência dos meus alunos, nos cursos que dou, é se vale a pena ou não fazer um #roteiro antes da gravação de um #podcast. Afinal, dizem eles, “é um bate-papo, né? Quase uma conversa de bar!”. É e não é!

Vamos, como eu sempre gosto, começar do começo. Primeiro que podcast não se resume ao #mesacast, esse formato de conversa entre duas ou mais pessoas, que é o formato que mais se popularizou e mais se consome no Brasil. Um podcast pode ser feito por uma só pessoa, refletindo ou discorrendo sobre determinado tema. Pode ser noticioso ou de entretenimento. Não-ficção ou ficção. E em todas essas propostas, existe a possibilidade de ser feito por uma ou mais pessoas.

Esclarecido esse ponto, vamos à questão inicial. É necessário fazer um roteiro? Eu defendo que em TODOS os casos, sim! Não um roteiro que amarre o desenvolvimento do assunto. Aquele que prevê as respostas e quem vai dá-las em cada momento. Esse tipo de roteiro, invariavelmente, compromete a naturalidade da conversa. Robotiza as falas, gera pontos finais definitivos. O que, pra qualquer troca, é uma pá de cal. Principalmente entendendo que um podcast se trata de troca entre #host, convidados e #audiência ou, nos podcasts solo, entre quem apresenta e quem ouve.

Vamos começar pelo mesacast, aquele com mais de uma pessoa debatendo a pauta. Se nos amarrarmos a um roteiro rígido, o resultado vai ser a neutralização da escuta. Nada pior pra uma conversa e, principalmente, uma entrevista. O que acontece nesses casos é que não considero a resposta dada pelo interlocutor e passo para o próximo questionamento podendo perder a rica chance de explorar um ponto de vista inusitado e imprevisto, contido naquela resposta. Perdi a chance de ir além, de me aprofundar no novo e no bate-bola. Por outro lado, se não me atenho ao roteiro, corro o risco de divagar, abstrair. Me estender demais e fugir do foco e de onde eu queria chegar. De duas, uma. Ou o episódio vai “estourar” e vai dar uma trabalheira pra #editar o conteúdo ou vai ficar devendo alguma coisa pro ouvinte. Isso é a mesa de bar! Sabe aquela conversa que não se conclui porque alguém atravessou com outra colocação? Aquela sensação de que se falou de mil coisas, mas no fim não se falou nada? Pois é! Nada bom pro seu podcast, né? Pelo menos se a sua intenção for levar informação de qualidade e que acrescente alguma para quem ouve. Então qual a solução? Eu, particularmente, trabalho de duas maneiras. Quando a pesquisa é feita por mim e o encaminhamento está nas minhas mãos, elaboro um pré-roteiro. Listo os tópicos que considero relevantes, na ordem que considero adequada, sem produzir textualmente as perguntas. E com o REC acionado parto pra uma das mais difíceis tarefas de uma ou um host: a auto edição. A prática não consiste só em controlar o tempo. É a habilidade de não deixar o foco “desgarrar”. Trazer de volta aquelas reflexões que vão sendo estendidas com diversos parênteses. É também ativar o modo escuta ativa pra conseguir perceber uma oportunidade que não estava prevista. Uma informação que você não tinha e ganhou de brinde ali. Fácil não é. Mas o resultado é muito mais rico e interessante. Já quando recebemos o roteiro pronto é indispensável estudá-lo antes. Não só o que está escrito ali. É fundamental também pesquisar o assunto que vai ser abordado. Só conseguimos ler com naturalidade ou intervir em um roteiro pronto, encomendado, quando dominamos a pauta. Quando entendemos o contexto daquela discussão.

E o mesmo vale pra um podcast que não tem interação? Que é apresentado por uma única pessoa? Sim. Podemos, mesmo sozinhos, nos perder na nossa linha de raciocínio. Dar voltas desnecessárias e assim dispersar a atenção e o interesse de quem nos ouve. O pré-roteiro também ajuda muito nesse caso. E pra aqueles que já são mais treinados, funciona até gravar lendo o texto que foi escrito previamente. Afinal quando falamos o que nós mesmos escrevemos a naturalidade vem automaticamente.

Organização e preparação são atributos essenciais para a boa execução de qualquer tarefa. Não seria diferente com a produção de podcasts.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page